Pioneiro do rádio e considerado seu inventor oficial), Guglielmo Marconi nasceu em 25 de abril de 1874 na Bolonha e faleceu em 20 de julho de 1937 em Roma.
Com apenas 23 anos, Marconi patenteou um sistema de telegrafias sem fios – utilizou a teoria de que as ondas eletromagnéticas poderiam se propagar no espaço e juntou com os estudos dos princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica, uma bateria para eletricidade, uma bobina de indução para aumento de força, faísca gerada por duas bolas de metal gerando uma oscilação que fazia com que uma campainha tocasse.
Na Itália não obteve sucesso com suas experiências e resolveu ir em 1896 para a Inglaterra. Três anos mais tarde teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do canal de Mancha. Em 1902, conseguiu sinais radiotelegráficos que saiam da Inglaterra e atravessavam o Atlântico Norte, fazendo assim muitas descobertas básicas na técnica de rádio.
O sistema de radiotelegrafia de Marconi salvou em 1909, mil e setecentas pessoas de um naufrágio. Em 1912, a sua companhia já produzia aparelhos de rádio em larga escala, principalmente para navios.
Em 1931, transmitiu de Roma, por rádio, o sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Quando Marconi morreu, as estações de rádio em todo o mundo fizeram dois minutos de silêncio.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/guglielmo-marconi.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guglielmo_Marconi
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/guglielmo-marconi.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário