sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Art Nouveau - o romantismo do obelisco



Influências em tipográficos e impressos
Conhecida como a Nova Arte, a Art Nouveau começou na França, em meados do século XIX e foi o primeiro movimento dedicado ao design e a arquiteturaRelaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa com a exploração de novos materiais (ferro e vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes. Devido à forte presença do estilo naquele período, este também recebeu o apelido de modern style (do inglês, estilo moderno).Artistas como Toulouse Lautrec, Bonnard e Beardsley contribuíram muito para o movimento.

Aubrey Beardsley
Toulouse Lautrec
Pierre Bonnard auto-retrato


Os traços curvilíneos e decoração elaborada faziam parte de ornamentações, construções civis, publicações gráficas e até roupas daquela época.


Arquitetura Nouveau
Nouveau nos tipos/fontes

















Rica em detalhes, a Art Nouveau é uma forma de arte admirada até hoje. Com a exploração de traços curvos, que lembram a sensualidade dos movimentos femininos, é valorizado no mundo da moda em estampas, bordados e rendas.


Art Nouveau na moda - Mc Queen


Nenhum comentário:

Postar um comentário