sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FASB 10 ANOS - MUITAS MEDIOCRIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA!

Desde o início do ano de 2001, os estudantes que concluíam o Ensino Médio no extremo sul da Bahia, não são mais obrigados a deixar sua região de origem na busca de oportunidades na Educação Superior.
Com a FASB, veio o surgimento de uma nova proposta pedagógica consciente da real utilização dos conhecimentos em prol do bem comum e na existência de novos horizontes estudantis, promovendo e mantendo o desenvolvimento cultural, social e econômico.
Contando com amplas e modernas instalações, dois campi, professores qualificados e projetos que aproximam os estudantes das comunidades através de atividades práticas e projetos de extensão, a FASB foi, no ano de 2008, líder regional na avaliação das instituições Particulares de Ensino Superior, ocupando o 29º lugar no ranking do MEC das IES da Bahia e a 51ª no Nordeste.
Com tantas realizações e excelentes resultados, docentes e discentes da FASB só podem comemorar, afinal, em 2011 ela comemora 10 anos de existência e conquistas. Dez anos?! Isso mesmo! O espantoso é que apenas uma minoria sabe disso, deixando para a maioria somente uma discreta publicação no site da instituição onde o cantinho do banner Vestibular 2012 esconde: “Fasb – dez anos de qualidade”. E parece que a “qualidade” não se emprega na própria divulgação, tanto do aniversário, quanto dos vestibulares, que a cada semestre tem suas campanhas mais limitadas e desprovidas de criatividade.
E falando sobre falta de criatividade, pensei que no meio acadêmico teríamos uma academia de ginástica quando pude ver algumas caixas no estúdio de jornalismo (o “estúdio” citado encanta pela sua estrutura, contendo apenas uma placa verde de chroma key que supostamente seria usada para aulas de telejornalismo e isso ainda não aconteceu, mas ainda temos dois semestres), enfim, as caixas portavam centenas de garrafinhas de academia (squezze), que seriam distribuídas aos alunos matriculados, sendo que a utilização prática desse suvenir no campus ficariam a critério da imaginação do aluno.
Apesar de dificuldades e falhas que foram surgindo com o passar dos anos, provavelmente associadas a limitações administrativas como a falta de estrutura urbana que abrange o campus II – fazendo com que os alunos tenham que se aventurar a caminho da Faculdade com lama e buracos, principalmente para motociclistas que ainda não conquistaram os campeonatos intermunicipais de MotoCross –, o esforço de muitos professores e acadêmicos dedicados ao aprendizado constante, ainda rende frutos, como a publicação na edição de novembro deste ano no Guia do Estudante - Profissões e Vestibular 2012, da Editora Abril, em que o curso de Administração e, novamente, o curso de Direito receberam o Certificado Melhores Universidades 2011 e no último exame da OAB, seus bacharéis mantiveram um alto índice de aprovação conquistando o 6º lugar entre as faculdades particulares da Bahia que mais aprovaram no exame da Ordem, ficando entre as 15 melhores de todo o Estado.
Mas para ofuscar o brilho do curso de Direito, que é merecidamente a “menina dos olhos” da instituição e outros méritos, a mediocridade funcional é espantosa em determinados setores, como o de Tecnologia da Informação (TI). Outro dia tentei, como faço todos os dias, acessar o Youtube, mas essa página, que na visão dos técnicos, deve pertencer a uma entidade satânica que adentrou a Rede para destruir todos os arquivos, e-mail’s e sites do tipo “ponto.edu”, é bloqueada permanentemente na rede sem fio e nos laboratórios, além de blog’s e outros sites de extrema importância para pesquisas acadêmicas.
E se alguém deseja “ver” algum sinal de wireless na FASB, desista, o mais próximo que você pode chegar é das plaquinhas coladas nas paredes com aquele desenho característico que informa a disponibilidade do sinal sem fio, fora isso, traga o seu modem particular e navegue à vontade.
Entretanto, os computadores dos laboratórios são novos, desde o ano de 2003. Lembro de ter ajudado no transporte e instalação dos pc’s na época e até hoje eles estão lá, perfeitos, excelentes para o Win 98.
Saindo do underground do TI e sem demagogia, subindo até o antigo setor de Marketing (desfeito este ano por comprovada inoperância e incompetência) que se limitou a dar brindes (garrafinhas e canetas, como eu disse anteriormente, armazenados no sótão jornalístico da Comunicação Social), aos alunos que renovaram suas matrículas, ou faixas que não informam nada além do que já foi antecipadamente notório aos alunos e professores. Temos uma sala repleta de proprietários ou profissionais da comunicação estudando jornalismo que estão do outro lado do precipício criado entre o setor comercial da FASB e esses profissionais. Os motivos do surgimento do Grand Canyon da comunicação FASB/Mídias teixeirenses, perpassa interesses pessoais, profissionais e financeiros de ambos os lados. Não me atrevo a comentar sobre o assunto mais do que minhas suposições alcançam.
“Promover o conhecimento, com inovação, nos limites da ética e dos valores cristãos, formando profissionais críticos, socialmente responsáveis e que contribuam para a consolidação do desenvolvimento regional e do nosso país.”
É esse o ponto motivacional da FASB, e eu acredito que esse alvo seja fervorosamente buscado pela instituição que vem superando obstáculos e inovando sempre que possível, quando isso não ocorre, e costumeiramente não ocorre, professores, alunos, funcionários e demais parceiros comerciais deveriam, além de reclamar, criticar e até boicotar boas iniciativas, buscar a atitudes que problematizem, apontem e direcionem melhorias que contribuam para o bem comum.
A partir das boas atitudes, desenvolvimento de projetos, apoio aos parceiros, aos sonhadores de uma comunidade acadêmica mais ativa e criativa, não somente a Faculdade do Sul da Bahia, mas alunos e profissionais que já concluíram os seus cursos, e hoje são exemplos na competência exercida no mercado, desejarão participar do aniversário não somente dos dez anos, mas de todos os anos que virão. E como diz o slogan, levaremos essa marca para sempre!

Por Alisson Leite de Andrade

25 comentários:

  1. "A inveja é a virtude dos incompententes"...................

    ResponderExcluir
  2. Eita!! Tem gente se doendo com a revolta dos alunos! kkkkkkkk
    Quem é que tem inveja de tanta coisa errada?
    Deve ser coisa de gente incompetente mesmo!

    ResponderExcluir
  3. eita, o setor de marketing fechou foi? E Juliane e Eriv trabalham aonde agora???? Pensei que só a `emo` depressiva que trabalha lá tivesse saído...

    ResponderExcluir
  4. Se fechou eu não sei, mas que o marketing da juliana da fasb é uma porcaria isso eu tenho certeza. Eles são tão besta que colocam propaganda do vestibular capemga dentro da propria faculdade. Pra que isso? Tão levando marmita pro restaurante! kkkk

    ResponderExcluir
  5. Será que é so o marketing que é ruim lá. E o Diretor Academico que não fala com ninguem, aluno não existe pra ele. O diretor Financeiro que acha que é o DEUS ( mas parece com o SHREK )e o Wilson que ninguem mas sabe o que ele é.
    A Irmão tem que ser de DEUS mesmo, so Deus pra juntar tanta gente ruim assim no mesmo lugar.
    Mas a casa vai cair.
    Irmã tira essa gente ruim dai

    ResponderExcluir
  6. E ainda por cima aumentaram a mensalidade sem nem avisar antes e deixaram os lideres de sala como babacas. E essa tal Juliana ai do marketing é incompetente pra caramba, esse setor nunca funciona e ela vai la só pra dar uma de jornalista esnobe que nao sabe fazer nada além de recortar lembrancinhas pra eventos idiotas. Deve ter sido ela que se doeu ai e disse que é inveja.

    ResponderExcluir
  7. eu me lembro de uma boa época la daquele setor de MKT e Comunicação, foi quando a JULIANE estava de férias e eu [a emo depressiva] tive liberdade de criação junto com o webdesigner, que de tão bom, não suportou continuar lá.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Caramba!Meninos quanta coisa certa.O gordo citado aí, foi mandado embora da Suzano.Saiu por incompetência.O veado só faz pose de intelectual, se fosse mesmo não estaria aqui.O Sherek só fala barbaridade dos outros, esculhamba todo mundo, menos o paquiderme.O Wilson não é economista de verdade, ele é formado em mentira (depois vou mandar onde ele se formou)Essa Juliane é brincadeira, parece que ela vai trabalhar na Honda.O ensino é fraco e nós estamos fingindo que aprendemos. Tem até professora com mestrado no Paraguai.Pobre de nós.

    ResponderExcluir
  10. O texto é de bom gosto, mesmo sendo grande demais para o seu exercício. Mas com os problemas de ortografia que esses anônimos estão cometendo já dá para perceber que essa faculdade não é tão boa quanto se julga ser.
    Eu sei muito bem dos problemas dessa faculdade, mas meus caros, vamos reparar o telhado de vidro antes de tacar pedra nos outros. Fica a dica!

    ResponderExcluir
  11. Esse acima não tem como não ser de Juliane (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk). Até que enfim está surgindo meios para o povo falar, opinar, etc.
    Graças à tecnologia podemos descer o cacete nestes incompetentes.
    A FASB precisa mudar mesmo, trazer gente nova, com visão moderna no assunto e implantar metodologias eficientes. Não adianta nada implantar nova diretoria com núcleo de pesquisa se o gordo sabota tudo. Putz!
    Fica parecendo que a equipe que tem ali nova é fantoche. A FASB tem um novo diretor atado pelas pernas; não deixam o cara fazer nada. Falo isso porque convivo la diariamente e vejo a merda que ali. Ali parece que é um castelo de cartas marcadas onde tem um time de merda querendo se aposentar e defende o bagulho do emprego com unhas e dentes.

    ResponderExcluir
  12. Concordo que a instituição tenha falhas, mas já pensaram em expor suas insatisfações a diretoria da mesma? De que adianta criticar uma funcionária aqui? Vá até a menina e exponha sua opinião! Dê idéias, seja útil, e não mais um a reclamar enquanto deixa as coisas acontecerem!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Que isso, gente?????????
    Retirem isso do ar urgentemente. Um absurdo!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Allisson, não colocou filtro de censura nos comentários e agora vai responder judicialmente pelas ofensas pessoais aqui publicadas. Que vergonha para um futuro jornalista.

    ResponderExcluir
  17. O texto é muito bom , pois, fala algumas verdades que por sinal já foram ditas por alguns alunos ao diretor acadêmico em questão mas, vale lembrar que não obtiveram respostas. Por mais que algumas coisas acima citadas sejam inverdades outras estão claramente expostas, o lema da Fasb “Promover o conhecimento (com professores que tiram suas provas da cola da Web?), com inovação ( utilizando equipamentos arcaicos e laboratórios fictícios), nos limites da ética (onde professores são aconselhados a pergar leve com alunos?) e dos valores cristãos, formando profissionais críticos (com alunos que são tratados como clientes?) , socialmente responsáveis(com as proximidades do natal?) e que contribuam para a consolidação do desenvolvimento regional(formando profissionais inaptos?) e do nosso país.” é uma grande Utopia.

    ResponderExcluir
  18. Frustrada! Hoje posso dizer com convicção que sou frustrada com a instituição. Alunos não são ouvidos, alguns professores não são tão capazes, e a etica é algo que deve ser muito abordado agora nas férias com algunas profisionais que a ela pertencem, porque pregar etica e seriedade é facil, mas bota-las em pratica é outra hitória! Minha ideia de FASB hoje é o inverso de alguns anos atras!

    ResponderExcluir
  19. allisson, as críticas são positivas e necessárias, o seu texto está bom, mas as ofensas pessoais com nomes e tudo estão além do limite do bom jornalismo. Por favor modere os comentários, se a FASB deve algo a você ou à Daiane cobre pelas vias legais.
    #ficaadica

    ResponderExcluir
  20. Só mesmo com um processo judicial para essa turma aprender que liberdade de expressão não significa falar o que bem entender sobre os outros de forma leviana...

    ResponderExcluir
  21. A FASB é a melhor faculdade do fim do mundo (kkkkkkkkk) Claro! Está mesmo na beira de uma ribanceira, a última construção do bairro. A FASB é uma instituição maldosa: por trás o pau como solto e pela frente as irmãs arrastam um ruzário.
    Realmente a coisa tá feia pra fasb e o que tem de aluno migrando para o Pitágoras, não cabe no gibi.
    #ficaadica: Alunos, quando forem se matricularem na fasb, cuidado! Não se aproximem do mestre. Ele pegAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

    ResponderExcluir
  22. #ficaadica: gente, pelo amor de deus, não acreditem nestas pessoas. Elas são do mal. A fasb é o melhor lugar pra se passar 4 anos e depois ir trabalhar na roça sem medo. Sabem porque? Porque a fasb é um caminho de roça!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. ATENDENDO AOS PEDIDOS DE ALGUNS NAVEGANTES PREOCUPADOS COM AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES JUDICIAIS APLICADAS AOS DIRETORES DESTE BLOG, ESTAMOS CRIANDO UMA MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS.
    LUTAMOS PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM TODOS OS ASPECTOS.PORTANTO,TEMOS SOFRIDO EXPLÍCITA PERSEGUIÇÃO E RETALIAÇÃO QUANDO NOS EXPRESSAMOS OU PERMITIMOS QUE OS DEMAIS O FAÇAM.
    AGRADECEMOS A COMPREENSÃO DE TODOS E PEDIMOS QUE CONTINUEM A ENVIAR SEUS COMENTÁRIOS.
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  24. Eu não estou entendendo muito bem porque colocaram meu nome aqui. Esse texto é apenas de Alisson, e até onde pude ver, não há nada de terrível. Alguém aí disse, sei la, para falarmos diretamente com quem causa incômodo, mas não há meios de os alunos se comunicarem de uma forma útil - realmente uma pena.
    [isso aqui já deu o que tinha que dar]

    ResponderExcluir
  25. Todos têm o direito de manifestar seu pensamento, pórem, deve-se atentar para que estes pensamentos não agrida os direitos de outras pessoas. A CF/88 em seu artigo 5º garante o direito de expressão em seu inciso IV, porém veda o anonimato. Também, no mesmo artigo, inciso X diz que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação". Então, não confunda o que é liberdade de expressão com falar o quem bem entender sem medir as consequências, e ao se expressar identifique-se. O seu direito termina quando começar o do outro!

    ResponderExcluir