sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FASB 10 ANOS - MUITAS MEDIOCRIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA!

Desde o início do ano de 2001, os estudantes que concluíam o Ensino Médio no extremo sul da Bahia, não são mais obrigados a deixar sua região de origem na busca de oportunidades na Educação Superior.
Com a FASB, veio o surgimento de uma nova proposta pedagógica consciente da real utilização dos conhecimentos em prol do bem comum e na existência de novos horizontes estudantis, promovendo e mantendo o desenvolvimento cultural, social e econômico.
Contando com amplas e modernas instalações, dois campi, professores qualificados e projetos que aproximam os estudantes das comunidades através de atividades práticas e projetos de extensão, a FASB foi, no ano de 2008, líder regional na avaliação das instituições Particulares de Ensino Superior, ocupando o 29º lugar no ranking do MEC das IES da Bahia e a 51ª no Nordeste.
Com tantas realizações e excelentes resultados, docentes e discentes da FASB só podem comemorar, afinal, em 2011 ela comemora 10 anos de existência e conquistas. Dez anos?! Isso mesmo! O espantoso é que apenas uma minoria sabe disso, deixando para a maioria somente uma discreta publicação no site da instituição onde o cantinho do banner Vestibular 2012 esconde: “Fasb – dez anos de qualidade”. E parece que a “qualidade” não se emprega na própria divulgação, tanto do aniversário, quanto dos vestibulares, que a cada semestre tem suas campanhas mais limitadas e desprovidas de criatividade.
E falando sobre falta de criatividade, pensei que no meio acadêmico teríamos uma academia de ginástica quando pude ver algumas caixas no estúdio de jornalismo (o “estúdio” citado encanta pela sua estrutura, contendo apenas uma placa verde de chroma key que supostamente seria usada para aulas de telejornalismo e isso ainda não aconteceu, mas ainda temos dois semestres), enfim, as caixas portavam centenas de garrafinhas de academia (squezze), que seriam distribuídas aos alunos matriculados, sendo que a utilização prática desse suvenir no campus ficariam a critério da imaginação do aluno.
Apesar de dificuldades e falhas que foram surgindo com o passar dos anos, provavelmente associadas a limitações administrativas como a falta de estrutura urbana que abrange o campus II – fazendo com que os alunos tenham que se aventurar a caminho da Faculdade com lama e buracos, principalmente para motociclistas que ainda não conquistaram os campeonatos intermunicipais de MotoCross –, o esforço de muitos professores e acadêmicos dedicados ao aprendizado constante, ainda rende frutos, como a publicação na edição de novembro deste ano no Guia do Estudante - Profissões e Vestibular 2012, da Editora Abril, em que o curso de Administração e, novamente, o curso de Direito receberam o Certificado Melhores Universidades 2011 e no último exame da OAB, seus bacharéis mantiveram um alto índice de aprovação conquistando o 6º lugar entre as faculdades particulares da Bahia que mais aprovaram no exame da Ordem, ficando entre as 15 melhores de todo o Estado.
Mas para ofuscar o brilho do curso de Direito, que é merecidamente a “menina dos olhos” da instituição e outros méritos, a mediocridade funcional é espantosa em determinados setores, como o de Tecnologia da Informação (TI). Outro dia tentei, como faço todos os dias, acessar o Youtube, mas essa página, que na visão dos técnicos, deve pertencer a uma entidade satânica que adentrou a Rede para destruir todos os arquivos, e-mail’s e sites do tipo “ponto.edu”, é bloqueada permanentemente na rede sem fio e nos laboratórios, além de blog’s e outros sites de extrema importância para pesquisas acadêmicas.
E se alguém deseja “ver” algum sinal de wireless na FASB, desista, o mais próximo que você pode chegar é das plaquinhas coladas nas paredes com aquele desenho característico que informa a disponibilidade do sinal sem fio, fora isso, traga o seu modem particular e navegue à vontade.
Entretanto, os computadores dos laboratórios são novos, desde o ano de 2003. Lembro de ter ajudado no transporte e instalação dos pc’s na época e até hoje eles estão lá, perfeitos, excelentes para o Win 98.
Saindo do underground do TI e sem demagogia, subindo até o antigo setor de Marketing (desfeito este ano por comprovada inoperância e incompetência) que se limitou a dar brindes (garrafinhas e canetas, como eu disse anteriormente, armazenados no sótão jornalístico da Comunicação Social), aos alunos que renovaram suas matrículas, ou faixas que não informam nada além do que já foi antecipadamente notório aos alunos e professores. Temos uma sala repleta de proprietários ou profissionais da comunicação estudando jornalismo que estão do outro lado do precipício criado entre o setor comercial da FASB e esses profissionais. Os motivos do surgimento do Grand Canyon da comunicação FASB/Mídias teixeirenses, perpassa interesses pessoais, profissionais e financeiros de ambos os lados. Não me atrevo a comentar sobre o assunto mais do que minhas suposições alcançam.
“Promover o conhecimento, com inovação, nos limites da ética e dos valores cristãos, formando profissionais críticos, socialmente responsáveis e que contribuam para a consolidação do desenvolvimento regional e do nosso país.”
É esse o ponto motivacional da FASB, e eu acredito que esse alvo seja fervorosamente buscado pela instituição que vem superando obstáculos e inovando sempre que possível, quando isso não ocorre, e costumeiramente não ocorre, professores, alunos, funcionários e demais parceiros comerciais deveriam, além de reclamar, criticar e até boicotar boas iniciativas, buscar a atitudes que problematizem, apontem e direcionem melhorias que contribuam para o bem comum.
A partir das boas atitudes, desenvolvimento de projetos, apoio aos parceiros, aos sonhadores de uma comunidade acadêmica mais ativa e criativa, não somente a Faculdade do Sul da Bahia, mas alunos e profissionais que já concluíram os seus cursos, e hoje são exemplos na competência exercida no mercado, desejarão participar do aniversário não somente dos dez anos, mas de todos os anos que virão. E como diz o slogan, levaremos essa marca para sempre!

Por Alisson Leite de Andrade

Breve História da Arte


Estudar a arte e sua linha histórica, só se tornou uma disciplina acadêmica a partir de 1844, na Universidade de Berlim.
Arte Rupestre
A palavra “arte” teve muitos significados durante a história. Sempre houve uma pequena discussão, pois alguns achavam que a arte era uma forma de criação, já outros, acreditavam que era uma forma de imitação. 

Depois do século XIX, a arte teve como objetivo retratar a beleza, às criações estéticas. Já no século XX, a arte passou a se referir, principalmente, às artes plásticas. Toda arte criada é uma conseqüência do trabalho feito pelo homem. Em cada uma delas expressam a personalidade do autor, onde mostram o período em que foram feitas, criadas e suas influências culturais. 

Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas.Com isso, a história da arte pode ser dividida de acordo com a divisão dos períodos da história da humanidade,em Antiga, Medieval, Renascentista e Moderna.

O que vamos ver, a partir de agora, serão os principais movimentos da Arte Moderna que contribuíram, e vem contribuindo até hoje, para o Design Gráfico Moderno.

Art Nouveau - o romantismo do obelisco



Influências em tipográficos e impressos
Conhecida como a Nova Arte, a Art Nouveau começou na França, em meados do século XIX e foi o primeiro movimento dedicado ao design e a arquiteturaRelaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa com a exploração de novos materiais (ferro e vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes. Devido à forte presença do estilo naquele período, este também recebeu o apelido de modern style (do inglês, estilo moderno).Artistas como Toulouse Lautrec, Bonnard e Beardsley contribuíram muito para o movimento.

Aubrey Beardsley
Toulouse Lautrec
Pierre Bonnard auto-retrato


Os traços curvilíneos e decoração elaborada faziam parte de ornamentações, construções civis, publicações gráficas e até roupas daquela época.


Arquitetura Nouveau
Nouveau nos tipos/fontes

















Rica em detalhes, a Art Nouveau é uma forma de arte admirada até hoje. Com a exploração de traços curvos, que lembram a sensualidade dos movimentos femininos, é valorizado no mundo da moda em estampas, bordados e rendas.


Art Nouveau na moda - Mc Queen


Cubismo - a expressão geométrica

Les Deimoselles da Avignon - Pablo Picasso

Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
Pablo Picasso
Paul Cézanne














Por isso, o Cubismo, propriamente dito, foi iniciado por Pablo Picasso, com a obra de Les Demoiselles da Avignon, no início do século XX.
Os traços geométricos e distorcidos rompiam com os padrões artísticos clássicos e com modelos estéticos da época.
Mulher Cubista - Eduardo Cambuí Junior¹
Foi o movimento “mãe” de outros como, Futurismo e Construtivismo.  Também influenciou o Design Gráfico com uma nova possibilidade para a tipografia, usando colagem e montagem. 



Futurismo - movimento geométrico


O Futurismo começou paralelamente com o Cubismo. Sua característica principal é o movimento dado às imagens “cubistas”.Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.

Nu descendo a escada - Marcel Duchamp
Nu descendo a escada, de Marcel Duchamp, é uma obra clássica referente ao Futurismo.
Marcel Duchamp



















Mots en Liberté

Les Mots en Liberté Futuristes - Marinetti
O primeiro manifesto futurista, surgiu na França em 1909, o slogan era Les mots en liberté ("Liberdade para as palavras") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda. Eles abandonavam toda distinção entre arte e design e abraçavam propaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de hierarquia da tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de onomatopéias. Essas explorações tiveram grande repercussão no Dadaísmo, no Concretismo (Construtivismo), na tipografia moderna, e no Design Gráfico Moderno. Seus principais temas são as cores.                                     

Dadaísmo


Surgiu com a intenção de recriar a arte. Marcel Duchamp, um dos artistas ousados do movimento, criou várias obras com expressões dadaísta.

Marcel Duchamp
Roda de Bicicleta - Marcel Duchamp






















O Dadaísmo, surgiu em 1916 no Cabaret Voltaire, Zurique. Seus principais artistas eram pintores e escritores, por isso, a idéia da beleza artística na própria letra.

A palavra tendo o seu papel na composição plástica, a disposição da tal palavra significando além do que a palavra quer dizer.


Poesia Dadaísta¹







Poster Dadaísta²















Além dessas características, o Dadaísmo buscava o inusitado, provocando o cômico e questionamento nas pessoas.






¹http://chiadosdesconexos.blogspot.com/2011/01/tai_11.html
²http://www.flickr.com/photos/eltoncocev/3699945092/

Surrealismo - sonhando acordado


Se desprendendo das regras artísticas, o Surrealismo vivencia a liberdade estética e anárquica de criação. Saindo da realidade, enfoca o simbolismo e nas imprevisíveis justaposições do inconsciente e as imagens do sonho.
Influências da psicanálise de Sigmund Freud e seu livro A Interpretação dos Sonhos, causou forte impacto na arte mundial, na literatura e nas artes plásticas.












A banda de rock britânica Pink Floyd, dos anos 1960, usou influências do Surrealismo para compor capas de alguns de seus discos.

Construtivismo



Marcado pelas formas geométricas simples, círculo, triângulo e quadrado, o Construtivismo iniciou o fotojornalismo com a idéia “palavra imagem”. A fotomontagem, a colagem e a tipografia livre foram usadas nos cartazes de cinema, dando valor à página impressa e ajudaram a criar uma nova proposta para a comunicação visual.
Marc Chagall e Wassily kandisky foram artistas importantes nesse movimento.

sábado, 2 de julho de 2011

Sobre o rádio e Marconi

Pioneiro do rádio e considerado seu inventor oficial), Guglielmo Marconi nasceu em 25 de abril de 1874 na Bolonha e faleceu em 20 de julho de 1937 em Roma.
Com apenas 23 anos, Marconi patenteou um sistema de telegrafias sem fios – utilizou a teoria de que as ondas eletromagnéticas poderiam se propagar no espaço e juntou com os estudos dos princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica, uma bateria para eletricidade, uma bobina de indução para aumento de força, faísca gerada por duas bolas de metal gerando uma oscilação que fazia com que uma campainha tocasse.
Na Itália não obteve sucesso com suas experiências e resolveu ir em 1896 para a Inglaterra. Três anos mais tarde teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do canal de Mancha. Em 1902, conseguiu sinais radiotelegráficos que saiam da Inglaterra e atravessavam o Atlântico Norte, fazendo assim muitas descobertas básicas na técnica de rádio.
O sistema de radiotelegrafia de Marconi salvou em 1909, mil e setecentas pessoas de um naufrágio. Em 1912, a sua companhia já produzia aparelhos de rádio em larga escala, principalmente para navios.
Em 1931, transmitiu de Roma, por rádio, o sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Quando Marconi morreu, as estações de rádio em todo o mundo fizeram dois minutos de silêncio.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/guglielmo-marconi.jhtm
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Guglielmo_Marconi

Graham Bell - Telefone

Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo, na Escócia no ano de 1847 e faleceu em 1922 no Canadá. Em Würzburg, na Alemanha, se formou em medicina. Aos 21 anos tornou-se assistente do pai, em Londres que era instrutor de surdos-mudos e especialista em problemas auditivos, queria criar o que chamava de "fala visível".

Bell teve oportunidade de ver a invenção do professor alemão Philip Reis, que havia juntado dois pedacinhos de madeira e aço, conseguindo construir um estranho aparelho capaz de transmitir sons, batizado como telefone. Ao vê-lo, Bell achou que a eletricidade poderia aperfeiçoá-lo e teve a idéia de construir um aparelho capaz de transmitir notas musicais à distância usando eletricidade.
Durante os anos de 1873 e 1874, Bell fez experimentos. Se fosse possível transmitir um conjunto de notas musicais, seria possível também transmitir a voz humana.

Enquanto Bell estava trabalhando, derrubou uma pilha e os ácidos corrosivos caíram sobre a mesa e em suas roupas. Bell gritou: "Sr. Watson, venha cá, preciso do senhor!" Watson ouviu a mensagem pelo telefone, e foi até ele. Bell estava com 29 anos e tinha, afinal, inventado o telefone. Bell sabia que havia urgência em patentear seu invento e entregou o pedido no Escritório de Patentes no dia 14 de fevereiro de 1876, apenas duas horas antes de que o mesmo fosse feito por Elisha Gray.

A idéia do telefone interessava também a outros inventores, que construíram aparelhos semelhantes. Logo o telefone sofreu notáveis melhoramentos e difundiu-se com rapidez. Bell poderia ter enriquecido, mas não se sentia seduzido pelos negócios e preferiu deixá-los em mãos dos sócios, seu assistente Watson, o sogro Hubbard e Thomas Sanders. O inventor continuou a se ocupar com a instrução dos surdos-mudos e dedicar-se a novas experiências.

Quando morreu em sua casa de Baddeck, no Canadá (na condição de cidadão dos EUA), todos os telefones dos Estados Unidos, em sinal de luto, foram silenciados por um minuto, numa última homenagem ao homem que havia dado ao mundo um dos mais eficientes meios de comunicação.

Frequências de rádio

As ondas de rádio têm diferentes freqüências e, ao sintonizar um receptor de rádio em uma freqüência específica, é possível captar um sinal.  
Uma onda eletromagnética é uma onda de rádio propagada por uma antena.
A rádio FM (frequência modulada) pode sintonizar esta frequência específica e receber o sinal de uma estação. Todos as estações FM transmitem em uma banda de frequência entre 88 e 108 megahertz. Esta banda do espectro eletromagnético é utilizada somente para transmissão de rádio FM.
A rádio AM é confinada em uma banda que vai de 535 a 1.700 kilohertz

São algumas das freqüências de rádio no Extremo Sul da Bahia.
- Rádio Cidade FM 87,9 (Teixeira de Freitas)
- Rádio 3 corações FM 97,5 (Mucuri) 
- Rádio Extremo Sul AM 830 (Itamaraju) 
- Rádio Jacarandá AM 710 (Eunápolis) 
- Rádio Terramar FM 92,9 (Itamaraju)
- Rádio Caraípe FM 100,5 (Teixeira de Freitas) 
- Rádio Sucesso FM 104,9 (Teixeira de Freitas) 
- Rádio 99 FM 99,0 (Itamaraju)

Fonte: http://micheleribeirocomunica.blogspot.com/2011/06/frequencias-de-radio-e-tv.html
           http://informatica.hsw.uol.com.br/ondas-de-radio1.htm

quarta-feira, 6 de abril de 2011

RESENHA - Nos bastidores da notícia (Alexandre Garcia)

Grande parte do que foi escrito por Alexandre Garcia nessas páginas é verdadeiro: para chegar a algum lugar, o bom repórter precisa, antes de tudo, uma boa dose de sorte!
No livro, o jornalista conta sobre várias fases de sua carreira, desde o Rio Grande Sul até a chegada às ‘Organizações Globo’. Alguns episódios são bem conhecidos do grande público e outros aparecem como novidade.
Além disso, o autor não utiliza tantas linguagens da profissão e, quando as usa, faz questão de explicá-las. Assim, o livro pode ser lido por qualquer pessoa leiga no assunto ou, como eu, um estudante de jornalismo no 5º período, em busca de conhecimento sobre comunicação social.

Ficha técnica:
•Livro: Nos bastidores da notícia
•Autor: Alexandre Garcia
•Editora: Globo
•Nº de páginas: 358
•ISBN: 85-250-0768-4
•Sinopse: Aqui o leitor encontra revelações políticas, aventuras, episódios pitorescos, impressões de viagem e fatos testemunhados pelo jornalista Alexandre Garcia em suas andanças pelos bastidores da política no Brasil e no exterior.

Por Alisson Andrade

terça-feira, 5 de abril de 2011

RESUMO CAPÍTULO XVII DO LIVRO CIBERCULTURA

CIBERCULTURA
            PIERRE LÉVY

FUNÇÕES DO PENSAMENTO CRÍTICO
A crítica progressista esforça-se para trazer à tona os aspectos mais positivos e originais das evoluções em andamento.No entanto, muitos discursos que se apresentam como críticos são apenas cegos e conservadores. Por conhecerem mal as transformações em andamento, não produzem conceitos originais, adaptados à especificidade da cibercultura. Critica-se a “ideologia (ou utopia) da comunicação” sem se fazer distinção entre televisão e internet.

Deplora-se a confusão crescente entre o real e o virtual sem nada se entender sobre virtualização, que pode ser tudo menos uma desrealização do mundo – seria antes uma extensão do potencial do humano¹. É urgente, inclusive para a própria crítica, empreender a crítica de um “gênero crítico” desestabilizado pela nova ecologia da comunicação. É preciso interrogar hábitos e reflexos mentais cada vez menos adequados às questões contemporâneas.
¹Ver Pierre Lévy, O que é virtual?, op. cit., onde essa questão é abordada de um ponto de vista antropológico.

CRÍTICA DO TOTALITARISMO OU TEMOR DA DESTOTALIZAÇÃO?
A idéia segundo a qual o desenvolvimento do ciberespaço ameaça a civilização e os valores humanistas apóia-se em grande parte na confusão entre universalidade e totalidade. Ficamos desconfiados daquilo que se apresenta como universal porque, quase sempre, o universalismo foi difundido por impérios conquistadores, pretendentes ao domínio, fosse esse domínio temporal ou espiritual. Ora, o ciberespaço, ao menos até o momento, é mais acolhedor do que dominador. Aqueles que vêem no ciberespaço um perigo de “totalitarismo” estão basicamente cometendo um erro de diagnóstico.
[...] a televisão e a imprensa são instrumentos de manipulação e de desinformação muitos mais eficazes do que a Internet, já que pode impor “uma” visão da realidade e proibir a resposta, a crítica e o confronto entre posições divergentes.
Mais uma vez, associar uma ameaça totalitária à cibercultura advém de uma profunda incompreensão a respeito de sua natureza e do processo que governa a sua extensão.

O que amedronta de fato os críticos profissionais não seria exatamente a destotalização em andamento? A condenação dos novos meios de comunicação interativos e transversais não ecoa um bom e velho desejo de ordem e de autoridade?
Os guardiões do bom gosto, os avalistas da qualidade, os intermediários obrigatórios, os porta-vozes vêem suas posições ameaçadas pelo estabelecimento de relações cada vez mais diretas entre produtores e usuários de informação.

Há textos circulando em grande escala no mundo inteiro pelo ciberespaço sem que nunca tenham passado pelas mãos de qualquer editor ou redator.
A apropriação dos conhecimentos se libertará cada vez mais das restrições colocadas pelas instituições de ensino, já que as fontes vivas do saber estarão diretamente acessíveis e os indivíduos terão a possibilidade de integrar-se a comunidades virtuais consagradas à aprendizagem cooperativa.
Numerosas posições de poder e diversos “trabalhos” encontram-se ameaçados. Mas se souberem reinventar sua função para transformarem-se em animadores dos processos de inteligência coletiva, os indivíduos e os grupos que desempenham os papeis de intermediários podem passar a ter um papel na nova civilização, ainda mais importante do que o anterior.
O ciberespaço não muda em nada o fato de que há relações de poder e desigualdades econômicas entre humanos.
A crítica pensa estar fundamentada ao denunciar um “totalitarismo” ameaçador e ao anunciar-se com porta-voz de “excluídos” aos quais, por sinal, ela nunca pergunta a opinião. Tudo isso nos atrasa na invenção da nova civilização do universal por contato e em nada nos ajuda a orientá-la na direção mais humana.

A CRÍTICA ERA PROGRESSISTA. ESTARIA TORNANDO-SE CONVSERVAORA?
Á procura do espetacular e do sensacional, as mídias contemporâneas não param de apresentar os aspectos mais sombrios da atualidade, colocam constantemente os políticos na roda, fazem questão de denunciar os “perigos” ou os efeitos negativos da globalização econômica e do desenvolvimento tecnológico: jogam com o medo, um dos sentimentos mais fáceis de incitar.

Os intelectuais e demais pensadores deveriam, então, abandonar toda e qualquer perspectiva de crítica? De forma alguma. Mas é preciso compreender que a atitude crítica em si, simples reminiscência ou paródia da grande crítica dos séculos XVIII e XIX, não e mais uma garantia de abertura cognitiva nem de progresso humano. É preciso agora distinguir cuidadosamente entre, de um lado, a crítica reativa, midiática, convencional, conservadora, álibi dos poderes estabelecidos e da preguiça intelectual e, por outro lado, uma crítica atuante, imaginativa, voltada para o futuro, que acompanham movimento social. Nem toda crítica pensa.

AMBIVALÊNCIA DA POTÊNCIA
A aceleração contemporânea da corrida virtual e o universal não pode ser reduzida nem ao “impacto social das novas tecnologias” nem ao advento de uma dominação em particular, seja ela econômica, política ou social.

Trata-se ante de um movimento do conjunto da civilização, de uma espécie de mutação antropológica na qual se conjugam, ao lado da extensão do ciberespaço, o crescimento demográfico, a urbanização, o aumento da densidade das redes de transporte (e o aumento correlacionado da circulação de pessoas), o desenvolvimento tecno-científico, a elevação (desigual) do nível de educação da população, a onipresença midiática, a globalização da produção e das trocas, a integração financeira internacional, a ascensão de grandes conjuntos políticos transnacionais, sem esquecer a evolução das idéias tendendo a uma tomada de consciência global da humanidade e do planeta.

Essa invenção progressista da essência do homem, em andamento neste momento, não promete de forma alguma, unilateralmente, um futuro radiante nem tampouco uma felicidade maior. As tendências universalizantes e virtualizantes são acompanhadas por um aumento das desigualdades entre pobres e os favorecidos. [...] entre os participantes do universal e seus excluídos. Elas interrompem ou marginalizam transmissões seculares, enfraquecem os estilos de vida locais que pertencem ao mais precioso patrimônio da espécie, desestabilizam violentamente os imaginários que organizam as subjetividades.

A passagem pelo virtual é, portanto, um desvio, um acúmulo tendo em vista atualizações mais numerosas e mais fortes. O temor de uma “desrealização do mundo” é infundado.
O universal aberto, sem totalidade, da cibercultura acolhe e valoriza as singularidades, oferece a muitos o acesso à expressão.
Mas as potencialidades positivas da cibercultura, ainda que conduzam a novas potências do humano, em nada garantem a paz ou a felicidade.

Por Alisson Andrade

domingo, 20 de março de 2011

No Twiter



Comparação de notícias de sites de Teixeira

Na vontade de demonstrar informações enquadradas nos padrões da comunicação jornalística, peguei uma matéria factual em três sites de Teixeira, montei e preenchi os pontos: Quem, quê, quando, onde, como e por quê. Sempre que possível, eu vou fazer essas montagens, quem quiser utilizar a idéia, vale para verificar o que realmente está coerente com a notícia ou divergências nos meios dos comunicadores.
Links:
QUEM?
Teixeira Notícias: comerciante de jóias – Dayana Lima Guimarães, 27
Teixeira News: jovem comerciante do ramo de venda de jóias – Dayane Lima Guimarães, 28
Sul Bahia News: jovem bonita e solteira – Dayana Lima Guimarães – 28
O QUÊ?
Teixeira Notícias: assassinada com três tiros
Teixeira News: Brutalmente abatida a tiros
Sul Bahia News: assassinada
QUANDO?
Teixeira Notícias: noite da ultima terça feira, 18
Teixeira News: início da noite de terça feira, 18
Sul Bahia News: por volta das 18h de terça feira, 18
ONDE?
Teixeira Notícias: em Teixeira de Freitas, enquanto lavava a varanda da casa onde morava
Teixeira News: na garagem de sua casa na Rua 18 n 74, bairro Bonadiman, zona sul de Teixeira de Freitas.
Sul Bahia News: porta de casa
COMO?
Teixeira Notícias: foi executada com dois na cabeça e um na barriga enquanto lavava a varanda casa onde morava. Vizinhos disseram que era costume, Dayana lavar a frente da casa com o som do carro ligado.
Teixeira News: Morta quando tirava a sua caminhonete Toyota Hilux, cor preta, para o lado de fora de sua casa. Uma vez o carro do lado externo do imóvel, ela passou a varrer a sua garagem, quando o assassino ou os assassinos chegaram e executaram a moça a tiros.
Sul Bahia News: Como era costume, Dayana tirou da garagem da casa em que morava na Rua 18, número 74, sua caminhonete S10 preta, estacionou-a em frente à residência e voltou para limpar a garagem.
Ela caiu em meio aos utensílios de limpeza após ser atingida, de curta distância, na cabeça, próximo à orelha esquerda; na face, próximo ao olho e no abdômen, também lado esquerdo.
POR QUÊ?
Teixeira Notícias: Até o momento, a polícia não deu nenhuma nota sobre o crime
Teixeira News: a polícia trabalha com quatro hipóteses e que uma delas possa ter motivado o brutal assassinato da jovem – Uma pode ser relacionada ao problema com a máfia dos remédios proibidos, outra em relação a um fato novo, mas que a polícia não sustenta até então, e as outras duas possibilidades estão ligadas a crime passional
Sul Bahia News: ??
Histórico do personagem:
Teixeira Notícias: Dayana já tinha passagem pela polícia e foi notícia a pouco mas de 1 ano quando foi presa vendendo remédios controlados para emagrecer.
Teixeira News: Os delegados Manoel Andreatta e José Bezerra Júnior prenderam em meados de 2009 prenderam a vítima em flagrante delito. Na época ela foi enquadrada criminalmente porque vinha indevidamente mandando confeccionar talonários timbrados de um médico conhecido da cidade que era seu namorado na ocasião, e com o seu carimbo e assinatura, a acusada mandava farmácias de manipulação fabricar remédios para emagrecer e indevidamente vendia os medicamentos contra-indicados.
Sul Bahia News: em seu histórico constava uma prisão por exercício ilegal da medicina, falsificação de documento público e venda de medicamentos, caracterizado como tráfico de drogas. Dayana manteria um relacionamento amoroso com um médico conhecido da região.

Por: Alisson Leite de Andrade
Produtor, editor, cinegrafista, repórter e graduando do 5º período de Comunicação social com habilitação em jornalismo pela Fasb - Faculdade do Sul da Bahia.